Sonic Ecotec: Tecnologia a serviço do bom desempenho e da economia

Além de todas as novidades em termos de engenharia, design e equipamentos, o novo Chevrolet Sonic chega, nos modelos hatch e sedan, com o novíssimo motor 1.6 16V Ecotec, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de seis – item inédito no segmento.
Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.
Além disso, o motor 1.6 16V do Sonic tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas. O coletor “curto” é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.


Mas o Ecotec vai além! Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem muito mais durabilidade – são utilizadas em carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo maior avanço de ignição, o que resulta em menor consumo.
Graças a estas tecnologias, o 1.6 16V Ecotec do Sonic rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo com etanol é de 16,3 kgfm, que aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm na mesma rotação.
Além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis a partir das 2.200 rotações.
Além da caixa de transmissão manual de cinco velocidades, o Sonic oferece para as duas configurações de carroceria uma automática com seis velocidades e opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto.
O câmbio automático também se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Por exemplo, em uma descida, ela reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, evita trocas desnecessárias.

 

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