GM lança programa Zero Aterro visando a 100% de reciclagem em Gravataí (RS)

A reciclagem de nada menos que 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo é a meta que a unidade da General Motors de Gravataí (RS) atingirá com o programa Zero Aterro (Landfill Free). Considerada uma referência global na área de manufatura, aquela unidade da GM está em atividade há quase 12 anos, tendo sido inaugurada em julho de 2000 e onde são produzidos atualmente os modelos Chevrolet Celta e Prisma e, nos próximos meses, produzirá adicionalmente outros dois novos modelos.

Complexo Industrial de Gravata’í-RS.

Referência no quesito sustentabilidade para a GM no mundo inteiro, a fábrica gaúcha da empresa – que atualmente já recicla 99,6% de todos os resíduos – promoverá treinamentos ao longo dos próximos meses, junto aos times de produção e colaboradores em geral, visando ao desenvolvimento pleno do programa, que deverá atingir sua meta a partir do último trimestre deste ano de 2012. Simultaneamente a esta conquista também a nova unidade da GM em implantação em Joinville (SC) – produção de motores e cabeçotes -, busca alcançar o status de contar com o programa Zero Aterro.
Além da capacitação dos empregados, a GM efetuará a instalação de quatro novos “Ecopontos” em Gravataí. Somados aos atuais 16, eles funcionam como postos de coleta que possibilitam a melhoria da separação dos resíduos industriais,gerados por meio de uma coleta seletiva dos materiais.

Engenheira ambiental, Audrey Wonghon, é uma das técnicas da área de sustentabilidade da GM

Referência global em sustentabilidade
Nenhuma outra montadora no mundo possui tantas unidades Landfill Free ou recicla tanto quanto a General Motors. A vocação para a empresa ser referência no tema segue uma orientação global da companhia, que recentemente registrou um marco histórico em sua atuação: um centro de distribuição da GM na cidade de Lansing (Michigan), nos Estados Unidos, se tornou a centésima instalação Landfill Free da empresa.
Somente em 2011, a empresa reciclou ou reutilizou 2.6 milhões de toneladas de materiais em todas as suas fábricas no mundo. Esse montante é equivalente a mais que 38 milhões de sacolas de lixo, ou ainda, a um mês de todo o lixo gerado por cada pessoa que vive na cidade de Nova York.
Em seu primeiro relatório de sustentabilidade como uma nova empresa, a GM se comprometeu a tornar 25 de suas operações Landfill Free, além de reduzir o desperdício total de seus resíduos gerados no mundo todo em 10% até 2020. Desde 1997, este índice já foi reduzido em 47%.
Em 2011, a GM reduziu em 5% o resíduo gerado por carro fabricado em todas as suas unidades de manufatura. Os esforços em reciclagem e reutilização de materiais evitaram a emissão de 10 milhões de toneladas de COna atmosfera.
O trabalho pioneiro desenvolvido pela GM é auditado pela Two Tomorrows, renomada agência internacional de sustentabilidade.

Vista da Estação de Tratamento da GM em Gravataí

GM une logística com sustentabilidade
A GM do Brasil completou 87 anos de atividades no país em 26 de janeiro de 2012 e tem conquistado a confiança dos consumidores brasileiros, oferecendo uma linha de 20 modelos diferentes, além de ser a fabricante a disponibilizar a maior linha de veículos ‘flex fuel’ do mercado e também a mais ampla rede de atendimento aos clientes, com quase 600 pontos de vendas e de serviços de assistência técnica.
A GM tem um compromisso com a sustentabilidade e isso está reafirmado nos investimentos de mais de R$ 5 bilhões que estão sendo realizados no Brasil no período de 2008 a 2012.Investimentos em tecnologia, ampliação de fábricas, desenvolvimento de produtos, sempre com foco em construir um futuro melhor para o país.
Todas as unidades da GM trabalham na destinação de resíduos orgânicos dos restaurantes para compostagem (geração de adubo), contribuindo assim para a manutenção dos recursos naturais. Por meio da gestão dos processos produtivos, de 2003 a 2011, a GM do Brasil obteve uma redução de 64% no consumo de água e 51% de energia por veículo produzido. A empresa também reduziu em 68%, nos últimos anos, a geração de resíduos não recicláveis – em quilo por veículo produzido.

 

fonte

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Chevrolet e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s