Cobalt traz duas opções de motores para o mercado brasileiro

O novo Chevrolet Cobalt será equipado mundialmente com uma abrangente gama de motores – todos de quatro cilindros, que vão de 1.3 a 1.8 litros e utilizam gasolina, etanol e diesel – que oferecem economia, força, desempenho e durabilidade.
O 1.4 Econo.Flex do Cobalt é um motor semelhante ao que equipa os Chevrolet Agile e Montana, que tem o coletor de admissão em plástico e o sistema System Zero, que tem o gerenciamento controlado por torque, o que melhora especialmente a dirigibilidade, fornecendo respostas mais rápidas e reduzindo a emissão de poluentes.

O motor Econo.Flex é do tipo VHCE. Para a GM, “VHC” significa – além de Very High Compression – maior potência, mais força, maior eficiência, resultando em menor consumo de combustível e melhor dirigibilidade. A letra “E” é adotada no nome porque lembra três palavras que fazem parte do espírito deste propulsor: economia, energia e ecologia.
A calibração do Econo.Flex foi aprimorada para partida a frio, que permite a partida do motor em temperatura ambiente de até 8 ºC, sem o auxílio da gasolina. Além disso, o eixo virabrequim com oito contrapesos permite seu funcionamento em regime de elevada rotação e com reduzida vibração.
Mas, antes de chegar ao Chevrolet Cobalt, o 1.4 Econo.Flex recebeu uma nova geração do sistema drive by wire, ou acelerador eletrônico, que também colaborou para respostas mais rápidas ao acelerador, menos tranco nas acelerações e desacelerações e, consequentemente, melhor dirigibilidade.
O sistema de escape também apresenta novidades: ele é feito em aço inox estampado, mais leve e menos rugoso (tem a superfície interna mais lisa) do que os tubulares e de ferro fundido. Com o catalisador integrado, permite maior eficiência do controle de emissões, por ter uma resposta mais rápida em atingir a temperatura ideal. Como benefícios, atende às normas de emissões, suas inspeções, e propicia maior durabilidade do catalisador, pela posição protegida junto ao motor.
“Como benefícios ao cliente, tanto a nova geração do acelerador eletrônico quanto o coletor de escape em aço inox contribuem para melhorar ainda mais a eficiência do sistema e reduzir o consumo de combustível”, explica Paulo Riedel, Diretor de Engenharia de Powertrain da GM do Brasil.
Este motor também já atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proncove -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

 

Você já conhece o novo Chevrolet Cobalt? Venha e faça um test drive!

 

fonte

 

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