Volt: O Carro autônomo chega nos próximos anos

Um tema recorrente nas eventos da Voltxpedition é: como será o carro do futuro? A tecnologia mecânica tende a ceder espaço cada vez mais para a elétrica, a eletrônica ganhará cada vez mais espaço e a independência dará lugar a uma conectividade entre os carros cada vez maior. Leia-se: os carros serão capazes de andar sozinhos, sem a interferência do motorista.

Parece utopia, mas em meados dessa década a tecnologia já estará disponível, segundo Alan Taub, Vice-presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento da General Motors, no Congresso Mundial de Sistemas de Transporte Inteligente (Intelligent Transport Systems World Congress) realizado em Orlando, no ultimo domingo.
Sensores, radares, aparelhos de comunicação portáteis, GPS e câmeras são as ferramentas que fornecem informações críticas para o motorista e sistema de computador do automóvel. Essas tecnologias combinadas com mapas digitais permitirão com que o motorista deixe de se concentrar na direção para se concentrar em qualquer outra coisa.
“As tecnologias que estamos desenvolvendo vai proporcionar uma comodidade tomando controle parcial ou mesmo totalmente dos deveres de condução,” disse Taub. “O principal objetivo, porém, é a segurança. Sistemas de segurança de próxima geração devem eliminar as possibilidades de colisões entre veículos, intercedendo em situações perigos para proteger o motorista.”


A GM já está colocando alguns desses sistemas avançados de segurança em seus veículos nos EUA e, com os sistemas avançados de segurança que já estão em desenvolvimento serão a base para a condução autonoma.
– A primeira delas é um sistema de prevenção de acidentes que estará disponivel no GMC Terrain 2012, que usa uma câmera para ajudar os motoristas a evitar batidas frontais e prevenir acidentes com veículos que entram na pista. O sistema utiliza câmera digital de alta resolução montada no pára-brisa à frente do espelho retrovisor para “olhar” para demais veículos e marcações da paista, alertando o condutor sobre os riscos potenciais.
– Outra é o sistema de comunicação entre dispositivos móveis e veículos, capaz de reunir informações de outros veículos, pedestres e ciclistas, bem como estradas e sinais de transito para alertar a todos sobre os possíveis riscos à frente.
“Nos próximos anos, acreditamos que a indústria vai experimentar um salto dramático em sistemas de segurança activa, e, esperemos, um declínio dramático em ferimentos e mortes nas nossas estradas”, disse Taub. “A GM fez um compromisso de estar na vanguarda desse desenvolvimento.”


A Chevrolet é líder no desenvolvimento de carro autônomos, tendo trabalhado em parceria com a Carnegie Mellon University para desenvolver o “The Boss” Chevrolet Tahoe, que trouxe a operação do veículo autónomo em 2007, vencendo o DARPA Urban Challenge. O evento desafiou equipes para construir um veículo sem condutor capaz de dirigir no trânsito e realizar manobras complexas como se misturar aos outros carros, passar, estacionar e negociar a entrada em cruzamentos.
Veiculos autonomos representam mais do que comodidade pros motoristas, mas também maior segurança, tráfego mais inteligente e, como consequência, emissões menores. Outro importante passo da industria e da General Motors.

http://blog.voltxpedition.com.br/blog/post/CARRO-AUTONOMO-CHEGA-NOS-PROXIMOS-ANOS.aspx

Anúncios
Esse post foi publicado em Veículos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s