No Túnel do Tempo: Chevrolet Camaro

1967
Este foi o primeiro ano do Camaro . E já neste primeiro ano o modelo ultrapassou as 100.000 unidades vendidas . A ideia da montadora era vender um carro que poderia ser considerado fiel ao seu dono , e que seria capaz de oferecer um desempenho que nenhum outro modelo americano poderia oferecer. Foi a entrada da GM neste nicho de mercado.

1969
Este foi o último ano que a primeira geração do Camaro foi vendida. No total , foram mais de 270 mil exemplares vendidos em menos de três anos de vida.

1970
Ano de lançamento da segunda geração do Chevrolet Camaro , mais precisamente em fevereiro. Ela foi produzida durante muito mais tempo que a primeira geração , até 1981 . Conhecido como Europa , essa versão tinha um visual ainda mais marcante para a época por ser inspirado nos modelos de outros países. Além disso essa versão sofreu algumas pequenas atualizações nos anos de 74 e 78.

1974
Neste a segunda geração do modelo já era vendido em três diferentes versões : RS , SS e Z28 . Infelizmente alguns eventos atrapalharam as vendas do Camaro como a crise do petróleo e a Guerra do Vietnã . Durante este tempo a versão Z28 chegou a ser descontinuada.

1980
Neste ano foi lançado no mercado uma versão com motor V6 de 3,8 litros , em substituição do antigo.

1982
Em janeiro de 1982  finalmente a Chevrolet apresentava para o mundo a terceira geração do Chevrolet Camaro. Como de costume , o modelo foi totalmente remodelado , com linhas desta vez mais quadradas e futurista . Além disso a Chevrolet inaugurava a era dos motores com injeção eletrônica de combustível . Além disso o Camaro estava 227kg mais magro que o anterior.

1985
Ano da tão falada versão IROC-Z . Ela era uma versão do Camaro inspirada nos modelos de corrida que disputavam a International Racing of Champions , na época . Tinha uma suspensão ligeiramente aprimorada , barras estabilizadoras mais espessas e um sistema de injeção eletrônica baseado no corvette  , mais moderno . As rodas eram de 16 polegadas.

1992
Chegamos aos anos 90 . 1992 foi o último ano de produção da terceira geração . Além disso este ano também era importante porque marcava os 25 anos do modelo . Por isso este ano a GM fabricou um modelo especial , com alguns detalhes exclusivos , como um emblema no painel de instrumentos.

1993
Lançamento da quarta geração do Camaro . Ela manteve o padrão : Cupê de 4 lugares  motor dianteiro e tração traseira . Agora o Camaro era oferecido em duas opções de motor V6 e três opções de motor V8.

1994
Lançado pela primeira vez o Camaro de terceira geração em versão conversível.


2002
Este ano o Camaro deixou de ser fabricado nos Estados Unidos devido a uma mudança de perfil de consumo do consumidor. Segundo a fabricante  esta decisão foi tomada para não desgastar a imagem do modelo . Com o nome preservado , o Camaro poderia voltar em uma época mais propícia.
2006
A Chevrolet apresenta no Salão de Detroit um protótipo do Camaro Concept . O sucesso do protótipo foi tão grande que a marca anunciou alguns meses depois que iria produzir o modelo oficialmente .
2009
A Chevrolet anuncia oficialmente o lançamento do novo Chevrolet Camaro.

2010
Além do Brasil e EUA , hoje o novo Camaro já está a venda no México , Caribe  Oriente Médio e Japão  além de vários outros . Além disso a Chevrolet já anunciou que pretende lançar o modelo na Europa  Rússia  Inglaterra , Coreias , China e também em Israel. O Camaro é fabricado atualmente na fábrica de Oshawa , no Canadá.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Veículos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para No Túnel do Tempo: Chevrolet Camaro

  1. Adriana disse:

    Eu não havia prestado a atenção na semelhança….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s